sexta-feira, 4 de abril de 2025

Como publicar

 

Diretrizes para Autores – Submissão de Artigos para a RMI

Finalidade e Perfil Editorial da RMI

A RMI – Revista Matemática Interativa tem como missão colaborar com a prática docente em Matemática, oferecendo conteúdos que dialoguem diretamente com a realidade da sala de aula na educação básica. É uma publicação pensada especialmente para professores do ensino fundamental e médio, assim como para estudantes de cursos de licenciatura em Matemática que buscam inspiração e aprofundamento didático.

Reconhecendo que muitos educadores contam com poucas fontes de leitura além dos manuais escolares, a revista se propõe a ser um recurso complementar, apresentando textos de leitura agradável, com abordagem prática, crítica e criativa. A RMI é um espaço para troca de experiências, circulação de ideias e construção coletiva de saberes voltados ao ensino de Matemática.

Sobre os Artigos Enviados

A revista acolhe trabalhos de natureza diversa, desde relatos de experiências e sequências didáticas até análises conceituais, histórico-matemáticas ou atividades interativas. O conteúdo pode abordar tanto temas básicos quanto mais sofisticados, desde que mantenha vínculo com a educação básica e com a realidade do professor.

Artigos que explorem o uso de tecnologias educacionais como o GeoGebra, bem como iniciativas como o Mathematics Teacher Assistant Brazil (MatAb), são especialmente bem-vindos. A utilização dessas ferramentas para enriquecer a prática docente e promover uma aprendizagem mais visual e interativa está alinhada com a proposta da revista.

São considerados relevantes:

  • Experiências inovadoras em sala de aula;

  • Problemas ou questões matemáticas que despertem a curiosidade do leitor;

  • Abordagens criativas e reflexões sobre o ensino;

  • Aplicações práticas de softwares educativos.

Por outro lado, transcrições literais de conteúdos de livros ou resumos de aulas convencionais não serão aceitas.

Os textos devem ser claros e bem estruturados, com seções organizadas e uma introdução instigante, onde se explicite o objetivo do trabalho. Essa introdução deve convidar o leitor à leitura, mostrando de forma direta o valor da proposta. A linguagem deve ser acessível, sem perder o rigor conceitual, sempre levando em conta o público-alvo: professores e futuros professores de Matemática.

É importante que o autor revise o texto pensando na experiência do leitor, buscando tornar o conteúdo não apenas compreensível, mas também interessante e inspirador.

Envio de Artigos

As colaborações devem ser enviadas para o e-mail:

A participação dos leitores – compartilhando experiências, propondo atividades, relatando práticas bem-sucedidas ou apresentando reflexões – é fundamental para a riqueza e diversidade da RMI. Toda contribuição será cuidadosamente analisada e valorizada pela equipe editorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edição 02 - Em construção

  Depois do sucesso da primeira edição, e isso tem apenas 3 dias, estamos em processo de produção da 2a edição, onde trabalharemos com o MAT...